Blog

HomeSistemas de informaçãoO que é um site institucional e qual as suas vantagens

O que é um site institucional e qual as suas vantagens

Seja bem vindo ao Blog EVP Sistemas, meu nome é Elson Vinicius, sou Analista de Processos de Negócio, e no dia de hoje vou falar um pouco sobre sites institucionais com ênfase em quatro tópicos que considero importantes: o que é um site institucional, qual o papel do site institucional para empresa, quais as suas vantagens e o que deve conter. O foco deste artigo são as micro e pequenas empresas.

Vivemos uma era de transformação em que os recursos digitais e a tecnologia promovem um grande impacto nos processos de negócio e uma profunda transformação na forma como as empresas se relacionam com o cliente. Muitos acreditam que somente as grandes empresas têm condições de empreitar no mundo digital e, na minha análise, é possível que as pequenas empresas, com poucos recursos, consigam ter uma postura adequada diante desse cenário desafiador e construam uma identidade digital focada no seu relacionamento com o cliente. Há inúmeras estratégias que uma empresa, ou empreendedor individual, podem adotar para fazer frente a esse cenário tecnológico que vivenciamos, e aqui vou destacar o posicionamento digital da empresa através do seu site institucional e em outras oportunidades falaremos sobre outros tópicos igualmente importantes.

O que é um site institucional

Site institucional é uma plataforma online cujo objetivo é divulgar o propósito da empresa, seus produtos e serviços e todas as demais informações necessárias para estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os seus clientes e potenciais clientes.

Qual é o papel do site institucional na empresa

O papel do site institucional é permitir que a empresa tenha um posicionamento digital adequado, uma permanência mais próxima do cliente e uma postura diferenciada diante dos seus concorrentes. É o seu cartão de visitas que está disponível na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana. É um ponto de referência, é o seu endereço virtual na qual os seus clientes e potenciais clientes terão informações precisas e atualizadas sobre a sua empresa.

Vantagens do site institucional

Credibilidade: possuir um cartão de visitas online demonstra preocupação da empresa em estabelecer uma relação mais próxima com os clientes, pois um site institucional bem estruturado e atualizado gera confiança e credibilidade aos usuários.

Disponibilidade: a sua empresa estará disponível 24 horas por dia , 7 dias por semana, para que os usuários possam conhecer mais sobre os produtos e serviços ofertados.

Vantagem competitiva: É a capacidade de se destacar no mundo digital e fazer frente aos seus concorrentes. Com mais de 64% da população brasileira conectada à internet, procurar produtos e serviços na rede se tornou uma prática diária. Quem não está na internet não é localizado e perde uma grande oportunidade de ganhar novos clientes e fechar novos contratos.

Interação com os clientes: Receber elogios, críticas e sugestões dos clientes faz parte de um processo fundamental de amadurecimento, que provê a empresa a capacidade de fazer frente às reais necessidades de mercado. Observe bem como os seus clientes avaliam a empresa.

O que deve ter um site institucional?

O site institucional deve ser organizado de forma a apresentar aos seu clientes e potenciais clientes informações relevantes da sua empresa. Vou chamar cada seção do site de página. O que é uma página? é um conjunto de informações relevantes da sua empresa que contém texto, imagens, vídeos ou outros recursos que podem ser acessíveis através de um link. Dentre as inúmeras idéias que você pode ter na hora de estruturar o seu site institucional, destaco as seguintes:

Página inicial ou home: essa página é a porta de entrada do cliente no seu site, ela deve destacar o propósito da sua empresa, seja através de um texto descritivo, de imagens ou de apontamentos para outras páginas na qual o cliente terá uma visão mais detalhada sobre cada um dos tópicos. A página inicial deve conter as informações que convençam o cliente a conhecer mais sobre a sua empresa.

Página de contato: é uma página que contém o endereço da empresa, telefone de contato, um formulário para o cliente mandar mensagem (sugestão, dúvida, crítica, informação, etc) e também pode ter a localização da empresa no Google Maps, pois é uma ferramenta mais utilizada para localização de produtos e serviços.

Galeria de fotos: dependendo do tipo de negócio você pode ter uma galeria de fotos que destaque os seus produtos e serviços. Por exemplo no caso de uma hotel/pousada é muito importante publicar fotos da fachada, da recepção, dos quartos, da área de lazer, piscina, estacionamento, etc. Nesse caso é um diferencial que pode influenciar o processo de escolha.

Página de produtos e serviços: nesta página você descrever os grupos de produtos e serviços da empresa. É nessa página que o cliente tem uma visão mais objetiva do que a sua empresa faz.

Há muitas outras informações que você pode divulgar, depende do tipo de produto ou serviço ofertado pela sua empresa.

Publicar comentário